Acesso:
(79) 3246-5292 INSTAGRAM FACEBOOK YOUTUBE TWITTER

NOVIDADES

27/01/2017 - PM-RJ Concurso Suspenso

 Está suspenso o concurso concurso para oficial da PM-RJ 2017, que teria suas provas aplicadas já neste domingo, dia 29 de janeiro. Na tarde desta quinta (26), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Aloysio Neves, determinou a suspensão do concurso. Denúncia da Adepol/RJ (Associação dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro) encaminhada ao Tribunal indicou que a seleção dos novos policiais tinha caráter restritivo, por exigir que os candidatos apresentassem diploma de curso superior em Direito. Além disso, a PM-RJ não enviou o edital do concurso para análise prévia do TCE-RJ, como exige a legislação. A PM-RJ informou apenas que ainda não havia sido notificada da suspensão até o início da noite desta quinta.

Saiba o que motivou a suspensão do concurso da PM-RJ  

 
A medida cautelar está baseada em relatório da Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-RJ, que lembra que o estatuto dos policiais militares do Estado do Rio faculta a todos os brasileiros natos o direito de ingresso na corporação, sem previsão legal para que se exija dos candidatos comprovação de conclusão em curso superior. Destaca também que o concurso em questão é para seleção de quadros de oficiais e não de oficiais técnicos (médicos, dentistas, veterinários), estes sim, exigindo habilidades próprias definidas por lei. 
 
“Com esta medida, pretendemos corrigir o edital para evitar prejuízo às pessoas que não puderam se inscrever. Se o edital tivesse sido enviado para análise prévia ao Tribunal, a PM teria recebido a devida orientação e este problema não estaria acontecendo agora, em vésperas de realização do concurso”, explicou o presidente do TCE-RJ, Aloysio Neves.
 
Ainda segundo nota oficial divulgada na tarde desta quinta (26), a expectativa do TCE-RJ é de que a PM-RJ envie o edital para análise do Tribunal, assim como as justificativas para a exigência do curso superior em Direito, para que sejam realizadas as correções e definida nova data para retomada do concurso.
 

Provas da PM-RJ seriam neste domingo, 29

 

Os exames do concurso para oficial da PM-RJ estavam marcados para este domingo, dia 29, no Rio, Niterói, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Resende, Cabo Frio, Macaé e Nova Friburgo. No último levantamento feito, após o repasse dos bancos, haviam 3.494 pessoas na disputa por uma das 50 vagas iniciais. Esse número inclui tanto os candidatos que concorrem às vagas em ampla concorrência quanto os cotistas negros (homens e mulheres).  Os cartões de confirmação já estavam disponíveis no SITE do organizador, o Ibade.
 
Nessa relação candidato/vaga inicial, há quase 70 inscritos por cada oportunidade (69,88). Os candidatos terão quatro horas e meia para demonstrarem seus conhecimentos em ambas as avaliações. Na parte de múltipla escolha serão 60 questões, sendo 15 de Direito Administrativo, 15 de Direito Constitucional, 15 de Direito Penal, dez de Direito Processual Penal e cinco de Direito Penal Militar. Já a matéria sobre a qual versará a redação não foi informada ainda. Além dessa primeira etapa, haverá também mais outras cinco: exame antropométrico; teste de aptidão física; exame psicológico; de saúde; e exame social e documental. E após a homologação do concurso terá início o curso de formação, com duração de dois anos. A seleção será válida por três meses.

Fonte: Folha Dirigida
ENDEREÇO


Rua Antônio Andrade, nº 1.190, Coroa do Meio (mesma rua da casa de festas Planeta Mágico; em frente à Construtora Laredo; ao lado do escritório de advocacia Vila Nova de Carvalho - VNC)
Aracaju/SE. CEP: 49035-050.

Tel.: (79) 3246-5292

contato@portalciclo.com.br

Seg. a Sexta-feira, das 08h às 22h
Sábado, das 08h às 18h.

LOCALIZAÇÃO