Acesso:
(79) 3246-5292 INSTAGRAM FACEBOOK YOUTUBE TWITTER

NOVIDADES

23/01/2017 - O que o concurseiro tem em comum com o craque Cristiano Ronaldo?

 

Talvez você não saiba por onde começar. Talvez você tenha medo de começar. Talvez haja pessoas que te desencorajem a começar. Isso é comum na vida de um concurseiro a cada novo concurso público anunciado. Sábio, porém, é quem não liga para esses medos, inseguranças ou conselhos de quem, certamente, não sabe o que é melhor para você.
 
Mas se, mesmo lendo esse início de matéria, você segue desconfiado e não sabe o que fazer para, finalmente, passar num concurso público, e não ter mais que ouvir aquelas perguntas chatas de familiares ou amigos - "E aí, quando vai começar a trabalhar de verdade?", como se estudar para concurso fosse uma colônia de férias -, que tal conferir um exemplo de sucesso, que possa guiar a sua preparação daqui para frente?

Calma, esta não se trata de uma matéria "Casos de Sucesso", onde quem foi aprovado em concursos conta tudo que passou e fez para alcançar o objetivo. Pelo contrário, esta reportagem fala de alguém que não foi aprovado num concurso público, mas que deixa boas lições para quem sonha com uma vaga e não sabe o que fazer para alcançá-la.

No último dia 9, o mundo conheceu o seu mais novo melhor jogador de futebol. É verdade que ele não é desconhecido. Pela quarta vez na carreira, o português Cristiano Ronaldo, jogador do clube espanhol Real Madrid, venceu a competição organizada pela Fifa, derrotando nada mais, nada menos, que o argentino Leonel Messi, do Barcelona, e o francês Griezmann, do Atlético de Madrid.
 
E o troféu foi merecido. O ano de 2016 foi mágico para o número 7 mais famoso do mundo na atualidade. Liga dos Campeões da Europa, Eurocopa - título inédito na história de Portugal -, Mundial de Clubes, melhor jogador do Mundial de Clubes, vencedor do prêmio Bola de Ouro da revista France Football... Ufa, foram muitos prêmios, não é mesmo? Mas faltava um para fechar 2016 com chave de ouro: o de melhor jogador de futebol do mundo.
 
O caminho até a glória, contudo, não foi fácil. Não apenas um talento genético tornou Cristiano Ronaldo, ou CR7, um astro da bola. Dedicação, esforço, disciplina, foco, persistência, superação de dificuldades, psicológico forte. 
 
Tais palavras, fundamentais para que o português alcançasse o maior posto entre atletas do futebol mundial, não são estranhas ao vocabulário do concurseiro e, facilmente, se juntam às tradicionais apostilas, edital, programa, disciplina, provas, simulados, resultado, aprovação, nomeação. Essas duas últimas palavras, por sinal, tão almejadas por quem estuda para concursos, só se concretizam se todas as outras tornarem-se ações.

Há inúmeras virtudes e atitudes mentais de Cristiano Ronaldo em que os concurseiros podem se inspirar. 

Conheça as principais características do CR7, para que você, concurseiro, leve esses pontos positivos para a sua vida e preparação. Afinal, o sucesso depende de você!

1- Traçar objetivos

Para o último ano, Cristiano Ronaldo tinha como principais metas os títulos da Liga dos Campeões da Europa, pelo Real Madrid, e da Eurocopa, inédito para seu país.  No final, o craque faturou não só os sonhados troféus, como também o Mundial de Clubes e o título de melhor jogador do planeta. A experiência do CR7 serve para o concurseiro entender que traçar metas e objetivos é fundamental para uma aprovação. Mas não fique apenas no "vou ser aprovado num  concurso". Leve o trabalho a sério. Veja a que mais lhe interessa e coloque-a como prioridade. Quem sabe você terá um final parecido com o do Cristiano Ronaldo, podendo até escolher o órgão que deseja trabalhar.
 

2 - Treinar com disciplina

Os números de Cristiano Ronaldo são impressionantes. No ano que acabou de terminar, foram nada mais, nada menos, que 55 gols e 17 assistências. Mas, para chegar a tais marcas, não faltou empenho. O português é conhecido por ficar mais tempo do que os companheiros de equipe nos treinos. Ou seja, além do talento genético, o astro sempre buscou evoluir, com muita disciplina e treinamento. Dá uma olhada no que disse o treinador do Real Madrid, Zinédine Zidane: "O objetivo do Cristiano Ronaldo, mesmo sem ganhar títulos e fazer muitos gols na temporada, é sempre mostrar mais o seu valor aos outros. Até nos treinos. Isso é espetacular. Pegue o exemplo do melhor jogador de futebol do mundo para a sua preparação, seja ela de uma ou dez horas diárias. Não seja mediano. Tente sempre ir onde os seus  adversários param. Evite o óbvio. Supere você mesmo, com disciplina, foco e força.
 

3 - Estar bem psicologicamente

A autoestima do número sete mais famoso do mundo encanta. Ele se elogia e mostra ao mundo o seu valor, sem ser arrogante. Esse jeito de levar a vida só torna o  psicológico dele, fundamental no futebol, cada vez mais forte. Provas de fogo, como o pênalti que deu ao Real Madrid o título da Liga dos Campeões da Europa, não são aterrorizantes para pessoas bem psicologicamente. No concurso público, as provas de fogo são muitas. Não só a avaliação, como também a preparação, exigem de você um bom preparo psicológico. Tente elevar a estima, mesmo nos momentos de reprovação. Isso te ajudará a conseguir os objetivos, sem sofrer.
 
 

4 - Arriscar

Se aos 11 anos o CR7 não saísse do Nacional da Madeira para atuar no Sporting, ficando longe da sua família por um ano, não seria o melhor jogador do mundo. Arriscar, às  vezes, é o segredo do sucesso. O astro do futebol já confessou em entrevistas que até chorava, com saudade dos familiares. Arriscar também deve ser um instinto do concurseiro. Às vezes um concurso que não seja da sua região pode ser o melhor caminho. Há também aquela seleção cuja taxa de inscrição é cara, e você exita em pagá-la, com medo de o dinheiro não trazer resultado. Não esqueça: "quem não arrisca, não petisca".
 

5 - Não ligar para a falta de condições

Cristiano Ronaldo, a exemplo de centenas de milhares de jogadores de futebol, vem de uma família humilde. Seu porte físico no início da carreira, inclusive, tinha a ver com isso: era bastante magro, já que muitas vezes ficava sem jantar. A falta de condições, entretanto, não impediu o craque de chegar aonde chegou. Há muitas teorias de que para passar em concurso público é preciso um alto investimento. Nem sempre isso é verdade. Ter muitos materiais e vídeoaulas pode ajudar, como também atrapalhar. A aprovação depende do candidato. É ele que, com dedicação, conseguirá alcançar o objetivo. Afinal, sites gratuitos e baratos estão por aí. Pesquise.
 

6 - Superar dificuldades

O ano de 2016 foi mágico para Cristiano Ronaldo, mas também teve os momentos difíceis. Na final da Eurocopa, por exemplo, o craque do Real Madrid se machucou e teve que ser substituído. Ali poderia ser o fim daquela decisão para o português. Mas ele mudou o próprio destino e, fora das quatro linhas, atuou como se treinador fosse, incentivando os colegas de equipe e sendo fundamental para o título inédito da seleção do seu país. A vida do concurseiro é recheada de momentos difíceis, e não é no primeiro obstáculo que você vai desistir, não é? Mantenha o seu caminho. Afinal, só alcança a aprovação quem não desiste.
 

7 - Foco

Essa é uma das principais palavras que definem Cristiano Ronaldo. Diferente de vários jogadores, que aparecem em polêmicas e, surpreendentemente, até nas páginas policiais dos jornais, o melhor do mundo sempre teve foco na carreira. Para você, concurseiro, isso não deve ser diferente. Entenda que essa fase é de dedicação aos estudos. Quando superá-la, poderá aproveitar todas as outras boas etapas que a vida proporciona. Ou seja, nada de saída até muito tarde, que atrapalhe o estudo no dia seguinte. Evite também bebidas alcoólicas, que atrasem o seu rendimento.
 

8 - Não ligar para a pressão ou torcida adversária

Ser o melhor jogador do mundo, com contratos milionários, gera, claro, uma enorme expectativa nos torcedores, imprensa, treinadores e companheiros de equipe. Ser craque provoca ainda torcida adversária. Essa pressão, natural no futebol, nunca atrapalhou CR7, mesmo nos momentos difíceis da carreira. Lembre-se disso quando a expectativa de pais, namorado ou namorada, amigos e parentes, de forma geral, atrapalhar a sua preparação para concursos ou até mesmo quando alguém torcer contra. A pressão não te leva a lugar nenhum. É bom evitá-la.
 

9 - Esperar o tempo necessário

O melhor jogador do mundo não chegou a esse posto da noite para o dia. A primeira vez que ganhou esse título (esta é a quarta vez) foi em 2008, quando Cristiano Ronaldo tinha 7 anos de carreira profissional (15, levando em conta a fase júnior). Embora seja, tradicionalmente, ansioso, o concurseiro precisa também saber esperar. Às vezes, por mais que tenha se dedicado bastante, não é a hora de assumir um cargo público ou você não está preparado. Continue na estrada, pois a sua hora chegará.
 

10 - Gostar do que faz

É evidente a paixão de Cristiano Ronaldo por jogar futebol. O maior segredo do sucesso do CR7 é fazer o que gosta. Em concursos públicos, é preciso aprender a gostar de estudar também, e ter afinidade com as atividades a serem desempenhadas. Ter satisfação por essa prática é fundamental para quem almeja a aprovação. Quando há prazer, a tarefa é cumprida de forma natural, e os resultados podem ser mais satisfatórios.

Fonte: Folha Dirigida
ENDEREÇO


Rua Antônio Andrade, nº 1.190, Coroa do Meio (mesma rua da casa de festas Planeta Mágico; em frente à Construtora Laredo; ao lado do escritório de advocacia Vila Nova de Carvalho - VNC)
Aracaju/SE. CEP: 49035-050.

Tel.: (79) 3246-5292

contato@portalciclo.com.br

Seg. a Sexta-feira, das 08h às 22h
Sábado, das 08h às 18h.

LOCALIZAÇÃO