Acesso:
(79) 3246-5292 INSTAGRAM FACEBOOK YOUTUBE TWITTER

NOVIDADES

05/07: ENTREVISTA - ANDERSON NUNES, 1º LUGAR TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Aprovado no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social para o cargo de Técnico do Seguro Social, o NOSSO ALUNO Anderson Nunes é um exemplo de que, com dedicação, força de vontade e perseverança, é possível alcançar seus objetivos!

Na entrevista que segue, o conselho de Anderson para o sucesso pode se resumir em algumas palavras: DÊ O MELHOR DE SI!!!

Confira nossa entrevista e conheça um pouco mais da história do concurseiro Anderson Nunes.


 
Anderson Nunes Almeida - Aluno CICLO/CERS Aracaju.


CICLO: Conte-nos um pouco sobre você, para que os nossos(as) alunos(as) possam te conhecer melhor. Você tem alguma formação? Em caso positivo, em que área? Trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Anderson Nunes: Sou graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe desde abril de 2014. A partir do final daquele ano é que realmente me dei conta de que concurso público era o caminho que eu queria seguir. Como eu não trabalhava diariamente, mas apenas auxiliava na contabilidade do comércio de meus pais, pude dedicar bastante tempo dos meus dias aos estudos.

 

CICLO: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos ou decidiu manter o foco apenas no INSS?

Anderson Nunes: Meu primeiro concurso foi justamente o do INSS lá no início 2012. Como eu ainda estava na universidade e também não pensava muito em concurso público, estudei brevemente durante as férias de fim de ano. Estudei em casa por alguns poucos livros que comprei para ver todo um assunto (previdenciário, constitucional, administrativo, etc) que eu nunca tinha estudado na vida.  Ao fim de pouco mais de um mês, minha preparação meio precária ainda me rendeu uma 15ª colocação na APS de Propriá/SE; ficando entre os 18 classificados, mas não entre as 4 vagas daquela cidade. Aquele resultado me animou, pois percebi que se eu me dedicasse pra valer, eu seria aprovado. Segui com minha graduação e só retomei os estudos para concurso no final de 2014, estudando as disciplinas mais básicas um pouco mais a fundo. Em meados de 2015, fiz o concurso do Ministério Público da Paraíba, com um conhecimento um pouco mais sólido, mas ainda não suficiente para ficar entre o número de vagas. Em setembro de 2015, decidi focar tão somente no concurso do INSS.


CICLO:
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo o que você fazia para manter a disciplina nos estudos, mesmo naqueles períodos em que não havia edital publicado? 

Anderson Nunes: De setembro de 2015 até o dia da prova, em maio de 2016, estudei apenas o conteúdo que se esperava para a prova de técnico do INSS. Entre setembro e dezembro, sentia uma leve angústia em alguns dias por ainda não ter um edital e também pelo receio de surgir algo diferente no conteúdo programático. Eis que no fim de dezembro o edital saiu e, mais tranquilo, intensifiquei os estudos. Como se diz, eu simplesmente sentava a bunda na cadeira e estudava. Lia e relia cada conteúdo até estar seguro de que realmente eu estava preparado. Quando por alguma razão eu sentia desânimo ou preguiça, eu apenas me lembrava de que era melhor “sofrer” um pouco mais agora do que amargar uma reprovação e deixar passar outra oportunidade.


CICLO:
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Anderson Nunes: Sorte a minha, as matérias mais cobradas eu realmente gostava de estudar. Mas informática era meu pesadelo. Quando resolvia questões de informática de concursos passados e me deparava com perguntas de protocolos, portas, funções muito específicas de excel/calc, etc... o desespero batia. Estudei o básico para não errar o que a maioria acertaria e também me arrisquei em me aprofundar em alguns pontos mais difíceis que os professores diziam ser mais prováveis de cair na prova. Sei que acabou sendo apenas cinco itens de informática e eu tive a felicidade de acertar todos.


CICLO:
De que forma a CICLO/CERS Aracaju, contribuiu para a sua aprovação? Sobre os cursos que realizou conosco, quais os PONTOS POSITIVOS?

Anderson Nunes: Entrei na CICLO/CERS Aracaju na turma regular do projeto INSS TOTAL em outubro de 2015, que se estendeu até meados de janeiro. As aulas, com uma ótima equipe de professores, foram excelentes para ter uma boa noção de todas as matérias e também serviram como um guia para não se perder nos estudos em casa. A realização do evento que trouxe duas feras do Direito Previdenciário - Frederico Amado e Ivan Kertzman - foi de notória expressão. Poder tirar dúvidas com os professores no dia a dia, além da organização, são grandes vantagens dos cursos presenciais da CICLO/CERS Aracaju, que contribuem para o êxito dos seus alunos. Além disso, ter debatido o assunto com outros colegas, hoje amigos (abraço Felipe, Daniel e Junior), todos alunos da CICLO, que também estavam bastante focados no INSS, foi fundamental para essa aprovação.


CICLO:
Por fim, qual o conselho você passaria para os nossos(as) alunos(as) que estão se dedicando aos estudos para concurso. Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!

Anderson Nunes: A motivação é peculiar de cada um. A minha era simples: ser aprovado no INSS, ter meu cargo público e ficar tranquilo financeiramente enquanto estudo para o próximo. O segredo para ser aprovado está revelado há muito tempo: estudar, estudar e estudar. Pode ser um pouco chato, demorado ou estressante, mas o que eu ouvia era mesmo verdade: DEPOIS QUE PASSA, VALE A PENA!!! 

Anderson, a família CICLO sente muito orgulho da sua aprovação. Ficamos lisenjeados de termos contribuído, de algum modo, para o seu sucesso. Você lutou e alcançou o seu objetivo. Que a sua excelente aprovação sirva de exemplo para muitos alunos e concurseiros! Avante!!! 

ENDEREÇO


Rua Antônio Andrade, nº 1.190, Coroa do Meio (mesma rua da casa de festas Planeta Mágico; em frente à Construtora Laredo; ao lado do escritório de advocacia Vila Nova de Carvalho - VNC)
Aracaju/SE. CEP: 49035-050.

Tel.: (79) 3246-5292

contato@portalciclo.com.br

Seg. a Sexta-feira, das 08h às 22h
Sábado, das 08h às 18h.

LOCALIZAÇÃO