Planejamento de Estudos SEM Edital Publicado

Marco Aurélio

Primeiro passo: Coloque o concurso como uma das prioridades em sua vida! Caso você não faça isso, sempre arrumará desculpas para não estudar.

Segundo passo: Organize suas atividades diárias. Tenha horários definidos para todas as suas atividades, tente criar uma rotina. Ter uma rotina é bom para os estudos!

Terceiro passo: Concilie sua vida profissional e pessoal com os estudos. Concurseiro tem vida pessoal? Sim, SEM edital publicado você deve manter sua vida pessoal e as atividades que lhe dão prazer em conjunto com sua vida profissional e com os estudos para concursos públicos. Afinal, isso não será uma corrida de cem metros, mas na verdade, uma meia maratona. Então, preciso que você tenha força para chegar até o final.

Quarto passo: Exclua da sua vida todos que lhe desestimulam. Pessoas que afirmam que você não irá consegui, que os concursos vão acabar, etc.

Quinto passo: Faça atividade física pelo menos 03 vezes por semana. Os exercícios aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas.

Sexto passo: Procure ter um sono de qualidade. As informações serão memorizadas pelo seu cérebro, enquanto você dorme. Então, esqueça aquela ideia de para passar em concurso não posso dormir, tenho que ficar a madrugada estudando e vou apenas tirar um cochilo de 02 horas. Não faça isso! Tente dormir pelo menos 06 horas por dia. Seu corpo precisa descansar.

Agora, vamos organizar seu quadro de estudos! Observe o modelo logo abaixo que simula um planejamento com 10 disciplinas:

Perceba que as disciplinas são distribuídas ao longo de duas semanas, formando um CICLO de estudos. Aos sábados, você revisa o conteúdo que foi visto ao longo da semana e no segundo domingo realiza uma revisão quinzenal. Assim, todo o conteúdo estudado é visto pelo menos 03 vezes ao longo de duas semanas.

Caso seu edital tenha sido publicado, muda TUDO! Sua postura e seu planejamento tem que ser completamente diferente, afinal agora estamos nos 100 metros finais da maratona e você tem que fazer a diferença.

Siga a CICLO nas redes sociais

Horário de funcionamento

Segunda a sexta: 08 às 22 h.
Sábados: 08 às 18 h.