Planejamento de Estudos COM Edital Publicado

Marco Aurélio

Ressalto que agora sua postura tem que ser completamente diferente da época em que o edital ainda não tinha sido publicado. Afinal, estamos nos 100 metros finais da maratona e você tem que fazer a diferença.

Primeiro passo: Coloque o concurso como prioridade máxima em sua vida! Afinal, o edital já foi publicado e você precisa entender que essa conduta é extremamente importante para sua aprovação.

Segundo passo: Mantenha a organização de suas atividades diárias. Tenha horários definidos para todas as suas atividades. Amplie ao máximo o tempo destinado aos estudos.

Terceiro passo: Caso seja possível, reduza o ritmo de trabalho, abra mão de atividades pessoais. Antes do edital ser publicado te orientei a manter sua vida social, realizando atividades que lhe dão prazer e conciliando com os estudos. Agora, o cenário mudou! Esqueça atividades pessoais, afinal você terá em média, menos de 03 meses para a prova. São 03 meses para mudar de vida e preciso que você destine o máximo de tempo para os estudos!

Quarto passo: Mantenha a realização de atividade física pelo menos 03 vezes por semana. Mesmo com edital publicado mantenha a atividade física. Afinal, os exercícios aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas.

Quinto passo: Mantenha a qualidade no seu sono. As informações serão memorizadas pelo seu cérebro, enquanto você dorme. Então, esqueça aquela ideia de para passar em concurso não posso dormir, tenho que ficar a madrugada estudando e só vou tirar um cochilo de 02 horas. Não faça isso!

Agora, como organizar seu quadro de estudos com edital publicado! Observe o modelo logo abaixo que simula um concurso que tenha em seu conteúdo programático 06 disciplinas:

Como o edital já foi publicado você precisa organizar um quadro de estudos não apenas elencando as disciplinas que serão analisadas em cada dia, mas também colocando os tópicos do edital. É imprescindível distribuir todo o edital até a data da prova. Assim, você cria metas diárias e tem a certeza que o ritmo de estudo que vem aplicando será suficiente para passar por todo o edital até a data da prova.

Perceba que ao final de cada ciclo ocorre uma revisão de conteúdo. Essa revisão será cumulativa, abrangendo todo o conteúdo estudado anteriormente. Assim, é muito importante que você comece seus estudos pelos conteúdos que tem mais dificuldade, pois irá revisa-los varias vezes até a data da prova.

Mantenha sempre a cabeça erguida, nunca deixe alguém dizer que você não é capaz. Afinal, se você quer, você pode!

Siga a CICLO nas redes sociais

Horário de funcionamento

Segunda a sexta: 08 às 22 h.
Sábados: 08 às 18 h.